quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Quem gosta de comer a isca sempre será fisgado e ferido!

A Graça e a Paz do Senhor Jesus a todos.

Quero começar escrever dizendo que o que escrevo não é para agradar o seu ego, pois não escrevo baseado em um espírito humanístico desta terra, mais sim, escrevo para agradar o coração de Deus, escrevo da parte de Deus, como um servo tentando alcançar o diploma de servo inútil, cristão e batista a minha regra de fé e prática é a Bíblia Sagrada e a minha pátria não é esta terra e este mundo e sim a nova Jerusalém no Reino Celestial. Prefiro sempre pregar a verdade ainda que ela doa, pois, sei que um dia vou prestar contas com Deus e sei que não serei chamado de covarde por não ter dito o que era pra dizer para você. A maior virtude de uma pessoa é querer e aceitar aprender algo, por isso antes de fazer esta leitura, ore a Deus e peça ao Espírito Santo um coração aberto para que Ele fale ao seu coração.

O irmão ofendido resiste mais que uma fortaleza; suas contendas são ferrolhos de um castelo (Pv 18:19).

Jovens me procuram dizendo que não sabem como enfrentar e vencer o inimigo. Mais tenho descoberto que isso é mais simples do que parece.

Existem jovens e pessoas que constroem muros altos, quando se deixam ser feridos, para salvaguardar seus corações e prevenir futuras feridas. Tornam-se seletivos, barram a entrada de todos os que os feriram. Selecionam todos os que os devem algo. Negam-lhes o acesso até que os paguem tudo o que devem. Abrem a sua vida somente àqueles que acreditam estarem de seus lados. Mordendo assim a ISCA DE SATANÁS! É isso mesmo.

O inimigo de nossa alma incorpora essas duas estratégias para montar suas mais mortais e enganadoras armadilhas. Elas aprisionam inúmeros crentes, rompem relacionamentos e nos separam ainda mais: é a armadilha da ofensa, do escândalo. Elas estão sempre bem escondidas e com iscas.

Satanás, juntamente com seus comparsas, não é tão espalhafatoso como cremos. É sutil e seu maior deleite está no engano. É astuto e ardiloso quando opera. Nunca se esqueça de que ele pode disfarçar-se como mensageiro de luz. Se não formos treinados pela Palavra de Deus para separar corretamente o que é bom do que é mau, não reconheceremos suas armadilhas como realmente são. É o que acontece uma boa parcela dos jovens não lêem a Bíblia mais, Lêem livros mais grossos que a Bíblia como os da faculdade, revistas, jornais, Gibi, Jogam jogos de games e alguns até amam isso mais que a Jesus. E depois querem estar bem treinados para a batalha contra satanás! Essa batalha não está no game irmão, ela é real.

CUIDADO COM O ESCÂNDALO! Uma de suas iscas mais enganosas e traiçoeiras é algo com que todo crente se depara: a ofensa. Na realidade, a ofensa não é mortal: ela ficar na armadilha. Mas, se a pegarmos, a consumirmos e alimentamos nossos corações com ela, ficaremos escandalizados. Pessoas escandalizadas produzem frutos como dor, raiva, ciúme, ressentimento, amargura, ódio e inveja. Algumas das conseqüências de permitirmos ser escandalizados são insultos, ataques, divisão, separação, relacionamentos quebrados, traição e tropeço.

Irmãos eu escolhi viver em um nível bem alto, onde qualquer coisas que você diga, não irá me atingir; pois, eu entendi que eu escolho me ofender por aquilo que as pessoas dizem e olha que já ouvi coisas terríveis e tenho autoridade para escrever essas linhas. Muitos jovens e pessoas estão morrendo de Infarto do coração, diabetes, pressão alta ou baixa, Stress, Depressão, AVCS entre outras doenças. Existem algumas que são genéticas mais a grande maioria é adquirida no decorrer da vida, exatamente por guardar ofensas, mágoas, tristezas e decepções em seu coração e mente. Eu escolhi estar bem, então, não importa sempre estarei bem; você eu já não posso garantir.

Muito freqüentemente, aqueles que são escandalizados não percebem que caíram na armadilha. Não estão cientes de sua condição, por se concentrarem no mal que lhes fizeram. Estão negando sua situação. O modo mais eficaz que o inimigo usa para nos cegar é fazendo com que nos concentremos em nós mesmos. Concentrar em nós mesmos, para mim é dizer que eu fiz o sacrifício, eu carreguei e morri na cruz do calvário e eu dou conta de todas as coisas, e isso é prejudicial para você, é uma troca de valores. Foi JESUS QUEM MORREU NA CRUZ DO CALVÁRIO. Não se deixe ser cegado pelo diabo.

Sabe, não importa o quanto você tem se atualizado em novas visões ou revelações, seminários e escolas de líderes, não importa quantos livros tem lido ou quantas horas passa orando e estudando. Se você foi ofendido e recusa-se a perdoar e arrepender-se do pecado, ainda não alcançou o conhecimento verdade. Está em engano, e ainda confunde outros com sua vida hipócrita.

É nossa culpa? Jesus deixou claro que é inevitável que sejamos escandalizados. Mesmo assim, muitos crentes ficam chocados, confusos e, até mesmo, surpresos quando isso acontece. Acreditamos que somos os únicos a sofrer uma ofensa. Isso nos deixa vulneráveis à raiz de amargura. Assim, devemos estar preparados e armados contra a ofensa e contra o escândalo, porque nossa reação determina nosso futuro.

A palavra "escandalizar", de Lucas 17:1, vem do grego skandalon, que originalmente se referia à parte da armadilha onde se colocava a isca. Dessa forma, a palavra significa montar um armadilha no caminho de alguém!

O orgulho nos impede de lidar com a verdade. Ele distorce nossa visão. O orgulho faz com que nos vejamos como vítimas. A nossa atitude, então, é: "Fui maltratado e mal-entendido; então, tenho justificativa para meu comportamento". Porque achamos que somos inocentes e que fomos falsamente acusados, retemos o perdão. Embora a verdadeira condição do coração esteja escondida aos nossos olhos, não está escondida de Deus. Só porque fomos maltratados não podemos nos agarrar à ofensa. Alguém já disse que a Igreja é lugar onde se deve exercitar o perdão, pois, somos imperfeitos em nossos atos, e eu vou mais além disso, digo que a maioria das pessoas que saem da Igreja é porque não querem ou não aprenderam a perdoar o próximo e ai a saída mais fácil e enganadora do diabo é ir para outro lugar. O problema não será resolvido, ficará pendente no mundo espiritual até que se resolva; isso se não for tarde de mais e o coração de carne se tornar como um de pedra.

Quando culpamos outras pessoas e defendemos nossa posição, estamos cegos. Lutamos para remover o argueiro do olho de nosso irmão enquanto temos uma trave em nosso próprio olho. É a revelação da verdade que nos traz liberdade irmãos, não se iluda com pensamentos do homem. As armas do diabo são eficazes e ele que a usa para nos cegar e fazendo com que nos concentremos em nós mesmos. Não somos nada, Jesus é tudo.

As armadilhas aprisionam inúmeros crentes, rompem relacionamentos e nos separam ainda mais, a armadilha da ofensa e do escândalo fazem com que muitos não consigam responder ao chamado por causa das feridas e da mágoa que as ofensas causaram à vida deles. Eles estão incapacitados e impedidos de usar todo o seu potencial. Muito freqüentemente, foi um outro crente que causou a ferida. Isso faz com que a ofensa pareça uma traição.

É nossa culpa? Jesus deixou claro que é inevitável que sejamos escandalizados. Mesmo assim, muitos crentes ficam chocados, confusos e, até mesmo, surpresos quando isso acontece. Uma forma de o inimigo usar a pessoa escandalizada é mantendo a ofensa escondida, num manto de orgulho. O orgulho nos impede de lidar com a verdade. Ele distorce nossa visão. O orgulho faz com que nos vejamos como vítimas.

Quando culpamos outras pessoas e defendemos nossa posição, estamos cegos. Lutamos para remover o argueiro do olho de nosso irmão enquanto temos uma trave em nosso próprio olho.

Uma desculpa comum para a autopreservação por meio da desobediência é a ofensa. Há uma sensação de falsa autoproteção quando guardamos uma ofensa. Ela o impede de ver suas próprias falhas caráter porque a culpa é transferida a outra pessoa. Nunca precisamos enfrentar o nosso papel, nossa imaturidade ou nossos pecados porque enxergamos só as falhas do ofensor. Desse modo, a tentativa de Deus para desenvolver o nosso caráter por meio desse problema é então, abandonada. A pessoa ofendida evitará o ofensor e, eventualmente, fugirá, tornando-se um errante espiritual.

Absalão, na realidade, foi morto por sua própria amargura e ofensa. Um homem com tanto potencial, herdeiro do trono, morreu em seu apogeu porque se recusou a liberar a dívida que achava que seu pai devia. Ele terminou contaminado. Você quer essa vida para você?

Pessoas e até lideres de igrejas ficam, freqüentemente ofendidos com as pessoas a quem servem. Logo ficam bastante críticos - peritos em achar todos os tipos de erros que seus lideres, ou outras pessoas a quem eles nomeiam, cometem. Ficam ofendidos. Têm a visão distorcida. Enxergam numa perspectiva totalmente diferente de Deus. Acreditam que sua missão na vida é libertar aqueles à sua volta de um líder injusto ou de uma injustiça. Conquistam o coração dos descontentes, desapontados e ignorantes e, antes que percebam, dividem a igreja ou o ministério. Exatamente como Absalão fez.

O amor de Deus é a chave para a libertação da isca da ofensa. Esse amor deve aumentar continuamente e se fortalecer em nosso coração. Muitos em nossa sociedade são enganados com um amor superficial, um amor que fala, mas não age. O amor que nos impede de tropeçar dá sua própria vida de modo abnegado - mesmo até para o bem do inimigo. Quando andamos nesse tipo de amor, não seremos seduzidos a cair na isca de Satanás.

Por isso deixe de ser menino na fé e cresça, o hoje deve ser sempre melhor que ontem. Já acabou o tempo de ser menino agora é tempo de ser homem.

Com amor e encargo

Ayslam Fabiano, Pr.

4 comentários:

  1. Graça e Paz.
    Eu estou completamente feliz por ter tido esta palavra hoje aqui, ela realmente veio confirmar e me explicar muitas das coisas que eu penso, ma s que não tinha ainda total esclarecimento a cerca delas, foram crucial para meu "aplicar hoje".
    Pastor Fabiano, você tem sido realmente como um farol em nossas vidas, digo especialmente na minha.
    Oro a Deus, para que esta sua sabedoria na Palavra possa ser motivo, para que muitos busquem tornar-se como você, sedentos pela Verdade de Deus para nossas vidas.
    Que nosso Pai celestial, possa lhe conteplar ainda mais com sua presença, em espírito e em verdade.

    ResponderExcluir
  2. Graça e Paz
    Bem hoje é pela manhã fui confrotado com texto simples e explicativo sob aquilo que acontece nas mehores e piores igrejas, mas essa "isca" e tão familiar, parece que um pé de jabuticabeira ja nasce no tronco, as iscas parece que ja estao nas paredes da igreja, é verdade dura de se admitir! mas é fato. Sabe qdo percerbemos isso, quando tem um irmãos que chegam : - Não vou a igreja porque nao gosto da pregação de fulano!!
    - Se viu ciclano começou discipulado comigo, libertação, parou nao tá nem ai pra mim! Ai fica dificil seguir a igreja!
    - Olha beltrano, to passando por cada uma, mas desde que aceitei Cristo ninguem veio me visitar! Ai fica pregando sob discipulado ! Não entedo..
    Sabe são tantas iscas que a fé das pessoas abalam.. por quaisquer motivos, temos falhas, ow e como temos! " Sabe amar é perdoar" , não como agradar todos, mas não como ser tão conivente com as iscas!" Talvez a melhor solução seje, já que a pessoa não o fez pelo seu irmao, faça você! Mude o rumo da historia de irmão que ja ta criando risco de rachaduras, Fulano nao fez, Mas irmão hoje eu vou fazer por vc! Sabe isso é discipulado e não conivência!Amém

    ResponderExcluir
  3. Graça e Paz. Mellina agradeço pelo comentário. Mais não tenho feito nada a não ser ser um servo, não sou esse farol e sim Jesus como um farol de millhar que ilumina o nosso caminho. A sabedoria que vem de Deus deve sim estar em nossas vidas, pois, vivemos pela palavra de Deus. Talvez eu seja um simples motorista do carro. Abraços Mellina! Deus abençoe sua semana.

    ResponderExcluir
  4. Graça e Paz Rillyenne.
    Realmente as iscas são muitas, pois, o diabo está ao derredor buscando a quem possa tragar. A dica é leia a Bíblia e leia o livro A ISCA DE SATANÁS de JONH BEVERE. Boa semana pra você! Deus te abençoe.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...