terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

O Amor inteligente 1a parte

Quando olhamos para o namoro nos enganamos pensando que é coisa de adulto, mas na verdade sabemos que é lascívia.

Algo Melhor.

Depois de muitas frustrações, resolvemos gritar para Deus socorro na nossa vida sentimental, mas não compreendemos o que significa submeter a nossa vida amorosa à vontade de Deus

Queremos o melhor de Deus, mas não estamos dispostos a jogar conforme as suas regras.

Deus não quer que apenas as minhas ações sejam diferentes, mas que eu pense diferente, ou seja, que veja o amor, a pureza e o estar solteiro do seu ponto de vista e então tenha novos modos de vida e atitudes.

A base dessa atitude é o que chamamos de “Amor Inteligente” – Fl1:9-10

“Esta é a minha oração: que vocês aumentem cada vez mais em conhecimento e em toda a percepção, para discernirem o que é melhor, afim de serem puros e irrepreensíveis até o dia de Cristo”

A paráfrase bíblica The Menssge diz:

“Aprenda a amar apropriadamente. Você precisa usar a cabeça e testar os seus sentimentos para que o seu amor seja sincero e inteligente, não um sentimento exagerado.”

O amor inteligente cresce e se aprofunda constantemente no conhecimento prático e no discernimento: ele abre os nossos olhos para ver o melhor de Deus para a nossa vida, nos capacitando a sermos puros e irrepreensíveis diante Dele.

Muitos de nós temos cometido o erro do sentimentalismo exagerado, permitindo que as nossas emoções ditem o curso dos nossos relacionamentos ao invés de agirem baseados naquilo que sabemos ser o correto.

E então entramos no ciclo do amor estúpido e egoísta visando a auto-satisfação, e então saímos dizendo levianamente “eu te amo” apenas para garantir que os meus desejos sejam satisfeitos pôr alguém.

O amor estúpido nos faz escolher o que nos faz “sentir bem” ao invés do que é bom para os outros e agrada a Deus.

Para verdadeiramente amar alguém com o amor inteligente, nós precisamos usar a nossa mente assim como o nosso coração – o “amor abundante em conhecimento e discernimento”.

“Conhecer” algo é compreender ou conseguir entender com nitidez e certeza.

“Discernimento” é um entendimento da verdadeira natureza de algo, a habilidade de enxergar a motivação pôr traz dos pensamentos e ações.

Será que o amor é a motivação de um jovem que faz sexo com uma garota quando ele sabe que isso a marcará emocionalmente e estragará o relacionamento dela com Deus?

Será que é a sinceridade que leva uma garota a estar com um rapaz e depois termina com ele quando acha alguém melhor?

Não! ambos os casos demonstram motivações egoístas. Eles precisam cair na real e perceber o quanto as suas ações afetam os outros.

Eu não tenho o direito de pedir o coração e a afeição de uma garota se eu não estiver pronto para um compromisso pôr toda a vida.

Reconhecendo O Melhor.

Esperar até que esteja pronto para um compromisso antes de correr atrás de romance é apenas um exemplo do amor inteligente em ação.

Pôr exemplo, se alguém na escola te convida para sair? Como você busca orientação com quem deveria sair? Tente procurar a palavra namoro na bíblia e você não irá muito longe. Ou talvez você beijou alguém e sente que está amando, foi ótimo. Mas será que está certo?

É aqui onde entra o amor inteligente. Deus deseja que busquemos orientações na sua palavra e não em nossas emoções. O amor inteligente enxerga além dos desejos pessoais e o prazer do momento. Ele olha para o quadro maior: servir aos outros e glorificar a Deus.

Quando nos relacionamos com base nas nossas necessidades e não em ver o que é melhor para os outros e agradar a Deus, o que teremos são apenas frustrações e desilusões, porém quando abençoarmos as pessoas e agradarmos a Deus na nossa vida sentimental, somente então encontraremos paz e alegria.

Quando descansamos no tempo de Deus para o relacionamento na nossa vida, descobrimos o tremendo potencial que temos de servir a Deus como solteiros e então encontramos a paz e o poder que são frutos da pureza.

Puro E Irrepreensível.

A vantagem final de buscar o amor inteligente é a pureza e a irrepreensibilidade diante de Deus. Essa pureza vai além da pureza sexual, ela atinge nossa motivação, mente e emoções.

Chegou a hora de cristãos vencedores, homens e mulheres, reconhecerem a confusão que deixamos no rastro de nossa busca egoísta pôr relacionamentos de curto prazo.

O namoro pode parecer um jogo inocente, mas na verdade, estamos pecando um contra o outro.

Que desculpas podemos apresentar quando Deus nos pedir contas pelas nossas ações e atitudes nos relacionamentos?

Se até um pardal Ele sabe quando cai (Mt10:29), quanto mais ignoraria Ele os corações quebrados e emoções feridas que causamos nos relacionamentos baseados em egoísmo?

Todos ao nosso redor podem nos pressionar e estar participando do jogo do namoro. Mas no final da nossa vida não teremos de responder a todo mundo. Nós responderemos a Deus.

Mas a boa notícia para você é que o mesmo Deus que vê todas as coisas e todos os nossos pecados também está pronto para perdoar todos os nossos pecados logo que nos arrependemos e abandonamos a eles. Ele chama isso de uma nova vida.

Nós como jovens vencedores estamos compromissados a viver o amor inteligente fazendo com que a pureza e a irrepreensibilidade sejam a nossa prioridade diante do nosso onisciente Deus, que a tudo vê. Seja você também um jovem que pratica esse amor RADICAL E INTELIGENTE.

Com encargo e amor.

Fabiano Ayslam, Pr.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...