segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Uma nova Atitude


Cinco mudanças de atitude para ajudá-lo a evitar um namoro deficiente

Até concordamos que o namoro tem seus problemas. Mas o que fazer então? Como os cristãos podem evitar um namoro deficiente?

O primeiro passo é mudar nossa atitude em relação a relacionamento. É mais fácil falar do que fazer, mas a palavra de Deus em Ef4:22-24 nos ensina através de Paulo como podemos transformar a nossa vida: “... a despir-se do velho homem, que se corrompe por desejos enganosos, a serem renovados no modo de pensar e revestir-se do novo homem, criado para ser semelhante a Deus em justiça e santidade provenientes da verdade.” Até que renovemos nossa mentes a respeito do amor e dos relacionamentos, nosso estilo de vida continuará a debater-se na lama do namoro deficiente.

As cinco novas atitudes que queremos compartilhar para nos ajudar a ficarmos livres do namoro são provenientes da visão que temos de três áreas: amor, pureza e estar solteiro.

1º- Cada relacionamento é uma oportunidade para dar forma ao amor de Cristo.

O mundo saberá que somos discípulos de Cristo pela maneira que amamos os outros. Por essa razão devemos praticar o amor como Deus o define – sincero, com coração de servo e abnegado – não o tipo de amor egoísta e sensual baseado naquilo que nos dá uma sensação gostosa. Na prática isso ocorre quando olhamos para a amizades com o sexo oposto e vemos aí uma oportunidade para amá-los em Cristo tratando o sexo oposto como irmão e não como namorados em potencial,

2º- Os anos como solteiro são um presente de Deus.

Quando adotamos uma nova atitude para ver o estar solteiro como um presente de Deus, aprendemos a nos satisfazer com amizades durante o tempo em que Deus quer que permaneçamos solteiro. Como resultado podemos remover os obstáculos trazidos por relacionamentos de curta duração que impedem nossa vida de avançar na maturidade e buscar um ministério tremendo em Deus e amizades mais profundas com pessoas de ambos os sexos. Como solteiro você tem a liberdade nesse momento de explorar, estudar e desafiar o mundo. Nenhuma outra época da sua vida oferecerá estas oportunidades.

3º- A intimidade é a recompensa do compromisso – eu não preciso buscar um relacionamento romântico antes de estar pronto para me casar.

A atitude antiga diz que a intimidade é gostosa, então aproveite agora mesmo, logo que aparece alguém que te atraia. Mas a nova atitude reconhece que se duas pessoas não podem se comprometer mutuamente no momento por terem suas expectativas e condições impossibilitadas no momento, então elas se separarão e aguardarão o tempo em que sendo da vontade de Deus, Ele mesmo se encarregará de ajunta-los novamente.

Deus criou cada um de nós com desejo por intimidade e sabemos que no tempo de estar solteiro esse desejo não desaparecerá, mas certamente Ele deseja que tenhamos a paciência de esperar. Enquanto isso devemos buscar relacionamentos firmes com a família e relacionamentos profundos e não românticos com irmãos e irmãs em Cristo.

Se você não está pronto para considerar o casamento e muito menos tem a certeza de que aquela pessoa seria seu cônjuge, você jamais deveria encoraja-la a precisar de você para suprir emocionalmente ou fisicamente às suas necessidades.

4º- Eu não posso “ser dono” de alguém fora do casamento.

Aos olhos de Deus duas pessoas casadas se tornam uma só. Mas se não estamos prontos para assumir o compromisso do casamento, não temos o direito de tratar ninguém como se ele ou ela pertencesse a nós.

A atitude antiga diz que podemos “brincar de casamento” se realmente amamos alguém. Mas a nova atitude enxerga que é injusto requerer o tempo, a afeição e o futuro de alguém antes do casamento.

5º- Evitarei situações que podem comprometer a pureza do meu corpo ou mente.

Muitos de nós, mesmo tendo assumido um compromisso de se envolver sexualmente com alguém apenas no casamento, temos permitido inúmeras situações românticas no nosso relacionamento, como estar sozinhos no carro, um passeio ecológico a dois, trabalhos escolares na casa um do outro quando não há ninguém em casa, não admitindo que gostamos e alimentamos esse ambiente romântico que poderá nos levar mais longe do que imaginamos.

Mas se queremos estar em uma nova atitude temos que reconhecer que a pureza é mais do que permanecer virgem.

Onde, quando e com quem você escolhe gastar o seu tempo revelam o seu verdadeiro compromisso com a pureza. Você precisa examinar as suas tendências? Caso afirmativo, certifique-se de evitar situações que encorajem a tentação.

Bobagem desnecessária

Talvez você pensa que essa nova atitude é muito radical. Mas se quisermos viver o estilo vencedor de vida de Deus temos que abraçar um padrão revolucionário. A vida no estilo de Deus, no seu completo compromisso com a obediência, não deixa espaço para coisas insignificantes, falta de sinceridade, tempo desperdiçado ou egoísmo. Em resumo, é um estilo de vida em que não há lugar para os sete hábitos de um namoro altamente deficiente.

Além de nos livrar-nos de todos os problemas do namoro, estaremos também cumprindo a palavra de Deus em Hb12:1 para nos “livrar de todo peso e do pecado que nos acedia para corrermos com perseverança a carreira que nos está proposta”, e o segredo de conseguir é o estar olhando firmemente para Cristo. Desistir do jogo do namoro não significa desistir da amizade com o sexo oposto, companheirismo, romance ou casamento. Ainda podemos buscar essas coisas; apenas decidimos busca-las nos termos de Deus e no tempo Dele.

Fazendo a troca.

Você está disposto a quebrar as regras da sua cultura para experimentar o melhor de Deus? Você está disposto a entregar tudo a Ele, até mesmo sua vida sentimental, consagrando-se com total desprendimento?

É como o exemplo do menino que trocou as bolinhas de gude por balinhas, porem ao fazer retirou as três melhores e depois a noite estava a pensar se a menina não teria também feito o mesmo.

Muitos de nós ficamos nos perguntando - “será que Deus tem me dado o melhor? Mas a pergunta é: “será que temos dado a Deus o nosso melhor?”

Você e eu nunca experimentaremos o melhor de Deus estando casado ou solteiro – até que entreguemos tudo a Ele.

Em que posição você se encontra hoje? Você entregou a Deus tudo pertinente a você, ou ainda está segurando as sua melhores bolinhas na mão, incluindo a sua atitude em relação ao namoro?

Com amor e encargo.

Fabiano Ayslam, Pr.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...