segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Deus só ganha corrida com cavalo pangaré!


I CORINTIOS 1: 26 a 29

Agora, meus irmãos, lembrem do que vocês eram quando Deus os chamou. Do ponto de vista humano poucos de vocês eram sábios ou poderosos ou de famílias importantes. 27Para envergonhar os sábios, Deus escolheu aquilo que o mundo acha que é loucura; e, para envergonhar os poderosos, ele escolheu o que o mundo acha fraco. 28Para destruir o que o mundo pensa que é importante, Deus escolheu aquilo que o mundo despreza, acha humilde e diz que não tem valor. 29Isso quer dizer que ninguém pode ficar orgulhoso, pois sabe que está sendo visto por Deus.

Se algum dia você achou que era fraco, desacreditado, desprezado, apenas mais um na multidão, tímido, medroso, inseguro, não sei falar, que era o improvável é com você mesmo que Deus quer falar hoje.

Deus só ganha corrida com cavalo pangaré.

Porque se ele ganhar com um mangalarga, a glória é do mangalarga.

Deus quer usar uma pessoa como Moisés. Gago.

Deus chamou as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes.

Você colocaria um negócio de 2 bilhões de dólares nas mãos de quem não quer assumir? NÃO. Certamente você venderia.

Quero falar de Timóteo, discípulo de Paulo, apóstolo, escreveu parte do novo testamento, abriu a maior parte das Igrejas e que deixou todo legado dele nas mãos de Timóteo. Vejamos algumas características de suas fraquezas:

- Timóteo era receoso e não sabia falar. 1 co 16:10. “Façam com que Ele se sinta bem entre vocês”. Você se sente receoso em ser usado por Deus.

- Era jovem de mais. 1 tim 4:12 – “Não deixe que ninguém o despreze por você ser jovem. Mas, para os que crêem, seja um exemplo na maneira de falar, na maneira de agir, no amor, na fé e na pureza”. Era jovem demais para assumir o legado de Paulo. Talvez você se ache jovem demais.

- Não gozava de boa saúde. 1 timóteo 5:23. “Coloque uma gota de vinho na água ao tomar para melhorar o estômago”. Timóteo servia mesmo assim.

- Tinha emoções à flor da pele. 2 tim 4. “Lembrando das tuas lágrimas”. “Emotivo”. E por isso você acha que Deus não pode te usar. Porque você quer concertar primeiro suas emoções.

- Timóteo não gostava de se arriscar. Cauteloso. 2 tim 1:7, 8. “Não te envergonhe”. Deus te deu espírito de coragem. Tem vergonha de falar de Jesus? Que é crente? Que é da Igreja. Olha Timóteo era apostolo mais venceu a timidez e você também vai vencer.

- Imaturo naturalmente. 2 tim 2. 22 – “Foge das paixões da mocidade”. Ele não era forte e firme em Deus para fugir das pressões, por isso Paulo dá estas instruções a ele.

Depois destas características, porque Paulo chamou Timóteo para assumir o legado dele?

Deus não usa você, porque você é o cheiroso, o bonitão, o sabichão, fortão, fala bem. Não.

Deus usa você porque você sabe mais não é nada. Você estaria disposto a passar um legado seu para alguém assim?

Paulo só passou seu legado porque viu qualidades em Timóteo que eram;

1 - Cooperador. ROM 16; 21 “saúdo a Timóteo o cooperador.” Deus não olha quem é muito bom, mais usa quem é cooperador. Ele não busca fama. Mais serve com o pouco que tem.

2 – Filho amado e fiel no Senhor. Relacionamento de pai para filho. Líderes não são empregados. Expunha suas fraquezas com Paulo. Nosso interesse é em gente que fiel e que conhecemos e não em super-homens.

3 - Trabalhava na Obra do Senhor. 1 cor 16: 10. “Por que trabalha na Obra do Senhor como também eu”.Talvez você não seja um fera, mais você ora, chora, é fiel, você trabalha, tenta ajudar.

4 – Era confiável. Filipensses 2: 20 “Ninguém tem como ele que cuide dos interesses de outros”. Você pode não ser nada, mais se alguém confia em você. você ganhou ele.

5 – Tinha um caráter aprovado ao padrão do apostolo Paulo. Filp 2: 22 “ Conheci seu caráter aprovado, que serviu comigo”. Tinha todos defeitos mais era alguém que tinha inteireza. Você prefere um Romário ou um Luiz Fabiano. Um que treina ou o que não.

6 – Era ministro de Deus do Evangelho de Cristo. 1 Tessalonicenses 3.2 “Enviamos como ministro de Deus”. Ele buscava ministrar a palavra de Deus que estava em seu coração. Ministrar é transferir aquilo que está em seu coração, não é dar aula de Bíblia.

7 – Era sincero diante de Deus. 2 Tim 1.5 “Guarde a sua fé sem fingimento”. Dizer que está com medo quando tem medo, ele se mostra.

8 – Conhecia a palavra de Deus. 2 tim 3: 15 “Desde a infância sabe as sagradas letras”. Durante 15 anos foi treinado por Paulo, você pode não saber muito, mais o mínimo que você pode fazer é ler a Bíblia. Tem que ler a Palavra de Deus.

Timóteo sabia que chegaria o momento que teria de assumir o legado de Paulo. E ele sabia que era frágil, com medo, não sabia falar, chorava, com temores, não sabia falar, era improvável, não era alguém famoso, não era alguém que se destacava, tinha doenças, era tímido, receoso.

Mais era alguém que amava o Senhor, era fiel, transparente, buscava a Deus, que lia a palavra.

Olhando para ele ninguém dizia que seria um líder. Paulo olhava para ele, será que vai dar conta?

Timóteo sentia o peso, será que vou dar conta?

Deus tem prazer em usar pessoas que prometem pouco, que olhando se diz: Não eu não aposto neste não.

Moisés tinha várias desculpas para não ser usado, mais Deus não aceitou.

Gideão achou que o anjo tinha errado a pessoa. Ele tava escondido na caverna de medo.

Jeremias era chorão, não tinha característica de exortador. Mais Deus o chamou para trabalhar e falar palavras difíceis.

Deus prefere usar pessoas assim, do que usar pessoas que são líderes natos, porque a palavra de Deus diz que escolheu as coisas loucas do mundo para envergonhar os sábios, as fracas para envergonhar as fortes, a humildes e desprezadas do mundo e aquelas que não são a fim de que ninguém se vanglorie diante de Deus. Faço desafios agora.

- Você é líder de Célula e Deus quer mais para você, quer dar para você uma rede de células, Deus quer fazer de você um discipulador!

- Líderes em treinamentos ou não, Deus está desafiando você para ser um líder. Vem! Você é fraco, é inconstante é você mesmo que Deus está chamando.

- Você que é um discipulador ou um líder de célula que Deus chama para ser um pastor. Você que está dizendo eu não sei falar, eu não sei cuidar de gente; ninguém imagina que você é capaz de mudar uma geração, é com você mesmo que Deus está falando. Você que ousa confiar na graça de Deus e que sabe que quando Deus te colocar onde planeja, reconhece que foi Deus que fez tudo e não você mesmo. Libera a unção agora Pai na vida dos teus filhinhos.

Com amor e encargo

Fabiano Ayslam, Pr.

2 comentários:

  1. Aleluia! Post perfeito.
    Muitos de nós pensamos que só seremos alguém pra Deus, se formos alguém pros homens ... mas é totalmente o contrário. Seja alguém pra Deus e Ele te fará ser um salvador de homens.
    Deus abençoe!

    ResponderExcluir
  2. É isso mesmo Allan! Que Deus abençoe sua semana. Ganhe muitas almas pra Jesus.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...